SPINE ESTÁTICO DAS FLECHAS março 14, 2022 – Publicado em: A Flecha – Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Conheça a relação do spine estático das das flechas com a precisão do seu voo.

Sabia que uma das características para um voo perfeito de sua flecha é o correto ajuste do Spine? 

Ele é o responsável por determinar a rigidez ou a flexibilidade da sua flecha e contribui para o alcance do tiro perfeito.

Saiba mais:

Todas as flechas possuem uma resistência própria em seu eixo, quando submetidas a uma compressão, essa resistência é chamada “spine estático das flechas”. Quando corretamente posicionada no arco, a flecha oferecerá uma resistência natural.  Esse fenômeno provocará uma deflexão do seu eixo e essa relação de rigidez (estado natural da haste) e flexibilidade (estado de deflexão da haste) chama-se spine.

O spine adequado promove um voo perfeito da flecha e um melhor agrupamento do projétil no alvo. Além disso, o cálculo correto da rigidez/flexibilidade (spine) da haste evita que as flechas sejam utilizadas em arcos não compatíveis com as suas características.

Existe uma escala que mede os números dos spins. Sendo que, quanto maior o número, maior será sua flexibilidade e menor rigidez. Quanto menor o número do spine, menor será sua flexibilidade (maior rigidez.

Relação do spine estático (rígidez e flexibilidade) das flechas ao numeral. Quanto maior for o número, significa que a flecha é mais flexível e quanto menor for, significa que a flecha é mais rígida.
Relação do spine estático (rígidez e flexibilidade) das flechas ao numeral. Quanto maior for o número, significa que a flecha é mais flexível e quanto menor for, significa que a flecha é mais rígida.

Qual spine escolher?

O arqueiro compra as hastes de acordo com a sua necessidade, observando a referência numérica do spine impressa nela – As flechas podem ser dos seguintes tipos: carbono, alumínio, mista ou madeira.

Alguns dados importantes devem ser observados no momento de decidir qual spine comprar, são eles:

– Comprimento da flecha do arqueiro (fator muito importante);

– “Potência” ou peso da puxada do arqueiro (fator muito importante);

– Tipo de arco utilizado (composto, recurvo olímpico ou tradicional);

– Soltura utilizada (gatilho ou pegada/puxada);

– Fio da corda (dacron, fast flight etc.);

– Peso da ponta/insert;

– Tamanho, peso e posição da pena.

Como verificar o spine estático

O spine estático de uma flecha é medido em polegadas pela deflexão da haste, quando a mesma é colocada sobre dois suportes com distâncias de 28 polegadas para hastes de carbono e alumínio, e 26 polegadas para hastes de madeira.

Aplica-se no meio, entre os suportes, um peso (1,94 libras para as hastes de carbono e alumínio e 2 libras, para hastes de madeira) para que seja aferido o spine.  Desse modo, o spine estático de uma haste é obtido pela diferença da medida entre a posição inicial da flecha em repouso (estado de rigidez) com a posição final de deflexão (estado de flexibilidade) após a haste ter sido submetida à tensão aplicada no meio dela. 

Nos casos das hastes de carbono e de alumínio, a medida em milésimos de polegadas é a referência numérica do spine. Já nas hastes de madeira, a referência numérica em polegadas será convertida em “potência”, com o auxílio de uma tabela de conversão. 

Essa aritmética nada mais é do que uma divisão entre a distância entre os suportes (26 polegadas) com a medida de deflexão em milésimos de polegada. Pode-se arredondar o resultado, para  facilitar a referência do spine/libra. Exemplo: 26 ÷ .650 = 40#.

Padrões de spine

Padrão ASTM — A medida do spine das hastes de carbono deverá ser realizada em três leituras, a fim de encontrar resultados bem próximos no conjunto das hastes. Com isso, é realizada uma marcação na superfície do tubo, na posição em que os spines sejam iguais ou semelhantes, para que as penas-guias sejam colocadas na mesma posição em todas as hastes. Dessa maneira, se espera que o comportamento do voo das flechas escolhidas sejam parecidos. O resultado obtido poderá ser confirmado em número (deflexão em milésimos de polegadas) que estão impresso nas próprias hastes.

Padrão ASTM — As hastes de alumínio apresentam uma constância na medida do spine, inclusive em diferentes leituras na mesma haste, quando rotacionada. Geralmente, a numeração impressa na haste refere-se ao seu diâmetro externo e à espessura da parede do tubo, porém no site de alguns fabricantes são fornecidas informações também sobre a deflexão da haste em milésimos de polegadas.

Padrão AMO — As hastes de madeira deverão ser colocadas no dispositivo de forma que o veio da madeira fique na horizontal. Outra opção é realizar a média de três a quatro leituras em giros da haste de 120˚ a 90˚. A agulha mostrará o número relacionado à referência de libras da haste ou, do lado oposto da escala, em milésimos de polegadas sendo, posteriormente, necessária a conversão em libras através de uma tabela.

(Você também pode ler mais sobre esse conteúdo no Capítulo 3 do O Livro do Arqueiro Iniciante, a partir da página 252.

« Corda Flemish para Arco Tradicional
Arco Longbow e Recurvo Tradicional: qual a diferença? »