Materiais de Proteção do Arqueiro março 16, 2022 – Publicado em: O Arqueiro
Existem materiais essenciais para a proteção individual do arqueiro, para que possa praticar o tiro com arco sem que haja lesões ou com vistas a minimizar o aparecimento delas. Tais proteções são usadas nas mãos, nos antebraços, braços, peito e, em alguns casos, faz-se necessário o uso de formas de bandagem no rosto — locais de contato com a corda do arco durante a ancoragem.
LUVAS utilizadas para proteção dos dedos do arqueiro
As luvas são acessórios feitos de couro ou materiais sintéticos, usados pelos arqueiros, tanto na mão que puxa a corda quanto na mão que segura o arco. A finalidade é dar proteção aos dedos da mão da corda, devido à intensa pressão que eles sofrem durante a puxada até a ancoragem, e na mão do arco, a ideia é proteger contra traumas que as penas das flechas podem causar ao passar, pois nos arcos tradicionais sem janela a mão do arco serve como apoio para as flechas. Os fingers Stalls são proteções que revestem somente os três dedos — indicador, médio e anelar — dependendo do peso da puxada do arqueiro, poderá ser necessário um reforço de couro no local do contato com a corda.
TABS utilizados para proteção dos dedos do arqueiro
Da mesma forma, os tabs têm a mesma função das luvas, porém são menores que elas e oferecem proteção para dois ou, mais comumente, para os três dedos. A camada do tab que entra em contato com a corda pode ser de materiais sintéticos ou naturais — couro liso usual, couro de alta qualidade e proteção (cordovan) ou couro com pelos. Além dessa camada, podem ter mais uma outra para aumentar a eficiência de sua proteção, pois essa fica em contato com os dedos do arqueiro. Em alguns modelos, possuem uma peça de borracha (macia) ou de plástico (rígida) para a separação do dedo indicador do médio, a fim que eles não apertem a flecha durante a puxada. Podem ter uma plataforma de metal (removível), para aumentar a eficiência da ancoragem. Nos arqueiros de pegada mediterrânea, os tabs são fenestrados para se adaptarem no local da flecha e nos que usam pegada apache, arqueiros adeptos da técnica do string walking, os tabs são inteiriços e com marcações sem identificação das estimadas distâncias. Observa-se a existência de uma corda ou fita, sendo regulável, para a fixação adequada do tab na mão do arqueiro.
GATILHOS
Esses gatilhos são os mais comuns. A corda é colocada na canaleta, posteriormente é pressionada a trava e fechada a alavanca de soltura. O disparo ocorre quando o polegar aciona o botão do gatilho. Esse dispositivo possui um vão para o encaixe do dedo indicador e mais dois ou três apoios, dependendo do modelo, para os dedos restantes, dando um conforto para o arqueiro e uma maior estabilidade durante o tiro. O seu acionamento deve ser realizado de forma suave, evitando movimentos bruscos.
PROTETOR DE BRAÇO utilizados para proteção do braço do arqueiro
Os protetores de braço ou braçadeiras (arm guard) são acessórios, geralmente, feitos de couro ou plástico, os quais o arqueiro usa para proteger a parte interna do antebraço. Sendo usados no mesmo lado da mão do arco, protegendo, assim, o arqueiro de possíveis traumas que a corda do arco pode causar durante o disparo. Além disso, evita, também, que a corda se prenda nas roupas do arqueiro, quando ele está usando camisa de manga longa. Existem modelos de protetores mais longos, que protegem também uma parte do braço, e que são muito usados por arqueiros iniciantes. Na opção de não usar camisas de manga longa, pode-se usar mangas avulsas para a proteção contra os raios solares.
PROTETOR DE PEITO
Os protetores de peito ou peiteiras (chest guard) têm por finalidade a proteção do peito e da roupa do arqueiro, tendo em vista o possível contato da corda do arco, no momento do disparo. Usando esses protetores, o arqueiro pode puxar a corda próximo ao peito, assim evitando se lesionar e não interferindo no percurso da flecha após a largada. São colocados no peito do lado da mão do arco. Geralmente, são confeccionados utilizando materiais sintéticos. Podem agregar o uso de telas, para melhorar a ventilação dessa região.
(Para se aprofundar veja a matéria completa no capítulo 4 a partir da página 308 do O Livro do Arqueiro Iniciante).
Assista o vídeo sobre o CONFECÇÃO DE CORDA TIPO FLEMISH PARA ARCO TRADICIONAL no meu canal no youtube: https://youtu.be/kyeXzaQ4AjM