O Anteparo março 17, 2022 – Publicado em: Extras

Conhece a variedade de anteparos utilizados no tiro com arco

São inúmeras as tentativas de construção de um anteparo perfeito — isso é uma utopia. Pois, o perfeito estaria relacionado a um anteparo de longa duração, leve para transporte, de fácil confecção, de baixo custo, resistente a penetração da flecha e de sua fácil retirada. Sendo assim, nota-se que, cada vez mais, os arqueiros vão à procura de materiais mais baratos e de fácil disponibilização, tais como: palha, câmaras de pneu de carro ou caminhão, juta, feno, tecido, corda, espuma de poliuretano expandido, papelão, placa de espuma de alta densidade etc. Observa-se que, apesar de existirem tantas variedades de materiais, o EVA é um item que, frequentemente, deverá estar presente para compor o anteparo.

O arqueiro sempre deverá focar em duas situações quando for idealizar a confecção  do seu anteparo: a primeira é pensar que o objeto deve  resistir ao tempo (anteparos que ficam outdoor) e a segunda está relacionada à resistência da penetração da flecha (arcos mais potentes — compostos). 

Anteparo de Placas de EVA com Cavalete

Essa é uma excelente opção para treinos e provas regulamentadas. Os anteparos são feitos somente de placas de EVA encaixadas entre si e no cavalete. Podendo ser mudadas de posição conforme o desgaste da parte central. Porém, o custo é um pouco elevado, sendo de excelente resistência à penetração das flechas e podendo ficar outdoor.

Anteparo de Fitas Enroladas de

 EVA com  Suporte

Esse anteparo é muito resistente, inclusive a penetração e a retirada da flecha.  Sua confecção é feita de fitas de EVA enroladas (135 cm de diâmetro). Costuma ser utilizado em provas oficiais e seu custo é elevado.

Anteparo de Placas Prensadas

Esse anteparo é feito de placas de espuma de alta densidade comprimidas por duas peças de madeira sob tensão de 2-4 parafusos de metro. Costuma ser uma opção extremamente eficiente e barata, com a possibilidade de substituição das placas de espuma por papelão (para anteparos que ficam indoor).  Quando houver desgaste central, pode-se efetuar somente a substituição das placas de papelão ou de espuma.

Anteparo de Pneu

Para anteparos outdoor, tem-se a opção de utilizar pneus fixados em um suporte do tipo “H” feito de madeira e preenchido por placas de EVA na parte anterior e posterior, onde fica o aro do pneu. O miolo pode ser preenchido por fragmentos de EVA, tecido, espuma etc.

Deve ser feito um furo na parte inferior do pneu, a fim de não deixar acumular água em seu interior.

Esses alvos deverão estar em uma distância segura dos arqueiros, devido a possibilidade de que as flechas que não acertarem o EVA (parte central) possam ricochetear.

Anteparo de Juta

Anteparos feitos de juta também são excelentes opções. A juta é comercializada em forma de placas prensadas de 15 cm x 50 cm ou em rolo de 80 cm de diâmetro por 15 cm de largura. São materiais resistentes à penetração das flechas e de fácil retirada, inclusive existem placas de juta que têm a opção de virem untadas em óleo, o que facilita, ainda mais, a retirada da flecha do anteparo. Porém, como é feito a partir de material natural, não deve ficar exposto a chuva.

Mão da Corda no Tiro com Arco »