O autor José Marques Pina Júnior nasceu em Manaus - Amazonas, no ano de 1968, filho de José Marques Pina e Núbia da Silva Pina, possui formação escolar, em sua maioria, no colégio Dom Bosco. Graduou-se em Medicina, pela Universidade Federal do Amazonas, em 1992. Fez sua especialização no Hospital Federal da Lagoa, na cidade do Rio de Janeiro, em 1993. Voltando para Manaus, em 1995, com o Título de Especialista em Otorrinolaringologia.
Primeiros tiros
É um arqueiro casado com Janeida de Oliveira Andrade Pina e abençoado por Deus com dois filhos: José Marques Pina Neto e Aline Andrade Pina.
Sua trajetória na arqueria começou com uma viagem que fez ao Clube MED, em Angra dos Reis (RJ), no ano de 2002, quando teve o seu primeiro contato com o arco e flecha. Foi amor à primeira vista.
José Pina Júnior e o amigo Henrique Junqueira.
José Marques Pina Júnior atirando com um arco Protec da Hoyt.
Ao retornar a Manaus, quis pôr em prática a modalidade. Entrou em contato com alguns amigos, via internet, e adquiriu os primeiros equipamentos através da Arqueria Velox.
Teve a sorte de conhecer um amigo, o então presidente da federação Goiana Henrique Junqueira Campos, que se propôs a lhe repassar as primeiras orientações sobre o tiro com arco. Adquiriu com este amigo e primeiro professor o seu primeiro arco profissional — um arco composto Protec da Hoyt.
Roberto Paes, Rafael Maduro, Yuri Maduro e José Pina.
José Pina, Antares Pedroso e Roberto Paes.
Em dezembro de 2003, com a autorização do Sr. Aldemar Amazonas Affonso, gerente de Vila Olímpica de Manaus, o autor introduziu a prática do tiro com arco para as dependências do referido local.
Em seguida, já visando ao tiro tradicional, conseguiu adquirir, com o Sr. Túlio, da federação Goiana, um arco tipo longbow de fabricação própria, em bambu e ipê, que possui até hoje. Depois, adquiriu um arco longbow Bushmaster de 60 libras e, posteriormente, um arco longbow Montana da Bear.
José Marques Pina Júnior atirando com um arco longbow.
Rafael Carvalho, Carlos Galindo, Rafael Maduro, Leandro Lins, Rodrigo Murari, Rodrigo Araújo, Felipe Briglia, José Pina e Márcio Teixeira.
Já de posse de alguns equipamentos, José Pina começou a convidar alguns amigos para a prática do tiro com arco. Inicialmente, Antares Pedroso, em seguida, Roberto Paes, Márcio Teixeira, Glauco Serrão, Rafael Maduro, Yuri Maduro e Marcus Catunda.
Em 2004, foi realizado o primeiro curso básico de tiro com arco, com a vinda do técnico da federação paulista, o Sr. Reinaldo Nunes.
No início de 2005, com a chegada a Manaus do Carlos Galindo, já praticante do tiro com arco em Pernambuco, desde 1998, repassou a todos as primeiras instruções sobre o posicionamento correto da altura do alvo.
Em seguida, deu início, com o apoio da Federação Pernambucana de Tiro com Arco (FPETARCO), aos primeiros passos para a abertura da Federação Amazonense de Tiro com Arco.
Com o empenho e a união dos arqueiros: José Pina, Carlos Galindo, Leandro Lins, Márcio Teixeira, Rafael Maduro, Felipe Bríglia e Rafael Siqueira de Carvalho, e com a filiação dos Clubes Bahia, Rio Negro e Unimed, foi fundada a FATA, em meados de 2005.
Devido a já existir outra pessoa jurídica com o nome FATA, por decisão de uma assembleia extraordinária foi necessária a criação de outro nome — FATARCO.
Em dezembro de 2005, foi realizado o primeiro torneio de abertura da FATARCO, nas regras oficiais da FITA, sob forte chuva.
Eventos que participou:
2006- Primeiro curso de árbitro, ministrado pelo Sr. Maurício da CBTARCO;
2006- Curso técnico e psicológico, ministrado pelo ilustre professor Sr. Renato Emílio;
2006- José Pina conquistou o 1º lugar em uma das provas indoor em Brasília, na categoria Recurvo Masculino Individual e na Copa Centro-Oeste em Brasília, na categoria Recurvo Masculino Adulto — Individual e Combate Outdoor
2006- José Pina, Márcio Teixeira e Leandro Lins conquistaram o 2º lugar em equipe na Copa Centro-Oeste em Brasília, na categoria Recurvo Masculino Adulto, Outdoor;
2007- José Pina, Márcio Teixeira e Leandro Lins conquistaram o 1º lugar em equipe na Copa Centro-Oeste em Brasília, na categoria Recurvo Masculino Adulto, Outdoor;
2007- José Pina, Márcio Teixeira e Felipe Bríglia conquistaram o 3º lugar em equipe no campeonato das Américas (MICA), na categoria Recurvo Masculino Adulto.
O trigésimo-sexto campeonato brasileiro foi realizado na cidade de Rio Preto da Eva - Amazonas, em 2010, com mais de 90 arqueiros de todas as federações existentes no Brasil.
Aldeia Três Unidos - Kambeba - AM.
Em 2014, o autor e alguns amigos arqueiros (Márcio Teixeira, Carlos Galindo e Ricardo Noguchi) foram até a aldeia Três Unidos - Kambeba, no interior do Amazonas, para participar de uma competição festiva. Na ocasião, levou o equipamento de recurvo olímpico e seu longbow montana do fabricante Bear. Foi excelente a interação local! A partir desse dia, só cresceu a sua paixão pelo tiro tradicional.
2006- José Pina conquistou o 1º lugar em uma das provas indoor em Brasília, na categoria Recurvo Masculino Individual.
José Pina em uma das provas realizadas pela RD Arqueria - PR.
A RD Arqueria foi a grande responsável, aqui no Brasil, por possibilitar a aquisição de materiais importados. A maior parte dos equipamentos de tiro com arco o autor adquiriu nessa empresa e em suas viagens de férias ao exterior. Também a RD Arqueria oportunizou a participação do autor em algumas provas organizadas por ela, tendo tido momentos de aprendizado com as conversas com todos e, principalmente, com o instrutor Eduardo Oliveira, que posteriormente fundou a Ecco Archery.
José Pina no vídeo sobre a confecção de corda FLEMISH - YouTube.
Em dezembro de 2018, de forma despretensiosa, com o intuito de compartilhar conhecimento, iniciou a gravação de vídeos de curta duração sobre o assunto tiro com arco e flecha que, posteriormente, eram postados nos grupos de WhatsApp. Em seguida, passou a gravar vídeos mais longos, com mais conteúdos, que passaram a ser publicados no YouTube. Em junho de 2020, publicou um aplicativo para dispositivos móveis sobre o tema tiro com arco e flecha tradicional.
Atualmente, mantém hobbies como: tiro com arco e flecha, fotografia, astronomia, voos com drone, eletrônica, computação gráfica, pescaria etc.