Arco Longbow e Recurvo Tradicional: qual a diferença? março 3, 2022 – Publicado em: O Arco

Neste artigo, você vai compreender a diferença entre o Arco Longbow e o Recurvo Tradicional. 

E mais! Aprenderá detalhes relacionados à estrutura e ao desempenho de cada categoria. Acompanhe!

Podem-se classificar as diferenças entre os arcos longbows e os recurvos tradicionais em relação à estrutura e ao desempenho de cada categoria.

E mais! Aprenderá detalhes relacionados à estrutura e ao desempenho de cada categoria. Acompanhe!

Quem quer realmente desvendar os segredos do Tiro com Arco Tradicional precisa saber que existe uma diferença na estrutura dos arcos LONGBOW e RECURVO TRADICIONAL.

Uma destas diferenças está nas LÂMINAS (limbs) dos arcos LONGBOW E RECURVO TRADICIONAL.

As lâminas do arco recurvo, como o próprio nome define, são recurvadas e têm como característica, serem achatadas (finas) e largas. Os longbows modernos podem apresentar uma geometria com leve encurvamento nas lâminas (deflex/reflex) e suas lâminas são mais grossas e estreitas (formato de retângulo). Nos longbows tradicionais (ingleses), as lâminas são mais retas e têm seu eixo transversal oval ou na forma de letra “D”.

Outra diferença entre os arcos longbow e recurvo tradicional está nos Tips, pois quando os arcos estão desarmados eles ficam em direções opostas nos longbows retos ou com uma leve inclinação nos arcos com uma geometria deflex-reflex. Já nos arcos recurvos tradicionais, quando desarmados, devido ao intenso encurvamento das lâminas, eles apresentam tips em direção ao alvo, ou seja, do lado oposto ao arqueiro.

Os Arcos Longbows e Recurvo Tradicional também possuem empunhaduras (riser ou handle) distintas:

A empunhadura do longbow tradicional (inglês) não possui janela. A flecha, quando posicionada, apresenta um ângulo muito drástico em relação ao alvo (Paradoxo do Arqueiro). Na versão mais moderna, apresenta uma janela, porém o arco ainda não é Center Shot (a flecha, quando posicionada no rest, fica no centro do arco, e alinha-se com a corda), e ainda mantém um pequeno ângulo da flecha com o alvo. Já os Recurvos Tradicionais possuem janelas e prateleiras (shelf) bastante pronunciadas, dando condições para a flecha ficar bem no centro do arco (arcos Center Shot).

Todos os modelos de arcos tradicionais podem ter seu riser takedown, fato que não deve ser feito no longbow tradicional, pois perderia o grande glamour histórico. Entretanto, quando o arco é desmontável (two ou three pieces) o armazenamento e o transporte são mais fáceis. 

A CORDA E A LÂMINA DOS ARCOS LONGBOWS E RECURVO TRADICIONAL TAMBÉM POSSUEM DIFERENÇAS

Quando armados, a corda dos arcos longbows e híbridos tradicionais não encosta nas lâminas. Essa característica de encostar a corda nas lâminas (face do belly ou barriga) é típica dos arcos recurvos, sendo estes tradicionais ou olímpicos. Estes, quando armados, sua corda sempre vai encostar nas lâminas.

DIFERENÇA DE DESEMPENHO ENTRE LONGBOW E RECURVO TRADICIONAL

Quanto ao desempenho, separamos algumas características dos arcos:

Arco Longbow

Esse arco transfere, no momento da largada, uma aceleração constante para a flecha através da corda, devido à energia armazenada nas lâminas durante a puxada. Existem as versões mais modernas que, com sua construção, podem ter em sua estrutura uma discreta geometria deflex/reflex, melhorando muito o desempenho, mas não chegando ao nível da eficiência dos arcos recurvos. Enfim, esse arco fornece um tiro adequado para iniciantes, pois tem uma puxada suave, um tiro confortável e uma aceleração da corda constante após a largada, perdoando, assim, alguns erros do arqueiro. 

Os arcos de geometria reta possuem capacidade melhor de atirar flechas mais pesadas, as quais ocasionam um impacto maior no alvo. Por isso, esses arcos se tornam a escolha favorita dos bowhunter — arqueiros caçadores.

Arco Recurvo Tradicional

Esse arco transfere, no momento da largada, uma aceleração brusca das lâminas, em virtude delas terem uma construção reflexa acentuada, tendo, assim, um incremento em seu desempenho e, consequentemente, a flecha sofre uma impulsão maior nesse momento, o que aumenta a sua velocidade. Com esse conceito, pode-se dizer que esse tipo de arco não perdoa erros do arqueiro, porém tem grande eficiência no tiro, pois a flecha ganha muita velocidade. São também arcos que possuem uma janela pronunciada, com isso, a flecha fica em uma posição central no arco, sendo denominados arcos center shot, ou seja, a flecha está centralizada (alinhada) com a corda e com o meio da lâmina. Apresentam na empunhadura um grip anatômico.

Assista ao vídeo sobre a diferença entre Arcos Longbows e Recurvo Tradicional em meu canal no YouTube: https://youtu.be/toSLJ1upxZ0

Para saber mais detalhes, no Capítulo 1, p. 81, no O Livro do Arqueiro Iniciante você encontrará mais informações sobre o tema.

« SPINE ESTÁTICO DAS FLECHAS